O que tá rolando!

CULTURAL DA MODA CATARINENSE

Descobrir a sua própria identidade regional e assumir isso como uma marca a ser vendida para o Brasil, esse foi o tema da palestra de Jackson Araújo, realizada no dia 25 de maio, em Blumenau. Estudantes interessados em ingressar no projeto lotaram o teatro Carlos Gomes. Jackson, além de abrir o ciclo de palestras do 6° ano do Santa Catarina Moda Contemporânea, também foi nomeado o novo diretor de conteúdo, substituindo o estilista Mário Queiroz.

Durante a palestra, Jackson apresentou alguns cases de sucesso onde a cultura regional foi inserida e mostrou a possibilidade em criar algo novo buscando referências naquilo que já existe. “O conhecimento é a maior moeda de troca que existe, a tendência passa, a moda passa, as coisas materiais vão embora, mas o conhecimento vamos sempre levar com a gente, e trocar continuamente com outras pessoas”, disse.

A identidade cultural defendida por Jackson diz respeito à apropriação de histórias regionais, de coisas que estão ao nosso redor o tempo todo, mas que passam despercebidas aos nossos olhos. Segundo ele, cada pessoa deve usar o seu baú de referências pessoais para transformar as coisas que pretende fazer, pois cada um tem uma percepção diferente sobre cada situação, “precisamos saber nosso lugar no mundo e usar isso em favor do nosso trabalho”, analisa.

A palestra destinada a estudantes de design de moda e empresários locais também falou dos desafios de construir algo novo, mesmo quando uma marca já está consolidada e é sucesso em seu segmento. Para Jackson, “é preciso sair da área de conforto, descobrir de que maneira uma coisa simples pode ser feita de modo inovador, e encontrar um jeito novo de reinventar sua própria marca e conquistar novos clientes e horizontes”.

No final, a poesia tomou conta do teatro. Jackson apresentou um case onde uma imagem retratando pássaros sobre fios elétricos inspirou um músico a compor uma peça musical. “A mudança de olhar sobre as coisas simples do dia a dia pode mudar a nossa percepção das coisas, a iniciativa de querer fazer algo novo é essencial para trabalhar com moda, e é isso que estamos esperando no SCMC”, finalizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s