O que tá Rolando!

G l o s s á r i o  d o  J e a n s

A história do Jeans iniciou em meados do século XIX nos Estados Unidos, quando o imigrante alemão Levi Strauss ao observar a necessidade de criar uma roupa mais resistente para o trabalho como minerador. Resolveu então transformar a lona marrom que vendia aos mineradores para cobrirem suas barracas em calças. O sucesso foi imediato!

A partir de 1860, ele importou o tecido de Brim, feito em Nîmes (França), que na América passou a ser conhecido como “Denim”. Posteriormente o tecido foi tingido de azul  com o corante índigo e a peça passou a ser conhecida como JEANS.

No pós-Segunda Guerra, o Denim entrou no dia a dia, porém  ainda associado à “roupa de trabalho”. Isso mudou quando astros como James Dean, Marlon Brando e Elvis Presley usaram jeans, influenciando então os jovens a aderir o novo look.

Hoje o mercado Jeanswear movimenta R$ 8,2 bilhões por ano, segundo dados de mercado. Mensalmente o Brasil fabrica cerca de 25,7 milhões de metros de denim, o que nos garante como segundo  maior produtor do planeta, ficando atrás apenas da China.

Atravessando os séculos, resistindo aos modismos e disseminando estilos e comportamentos, o denim se tornou fenômeno da moda ao vestir homens, mulheres e crianças. O Jeans foi capaz de transcender  a moda, hoje ele aparece como acessórios diversos, seja pra adereços ou decoração, entre muitas outras modalidades.

Fonte – Glossário da Moda – Jeans – Lycra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s