O que tá Rolando!

CI  2010   –   CARTA  DA  TERRA   –   O  Mundo   sob  nova  direção   –   Sustentabilidade: um novo contrato da sociedade com o Planeta.

Comemora-se este ano o aniversário de 10 anos da CARTA DA TERRA, uma declaração de princípios éticos compartilhados, para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, democrática, alicerçada numa cultura de paz, que se preocupa com a transição para formas sustentáveis de vida, inspirou a programação da 12ª edição da Conferência Internacional do Instituto Ethos (CI 2010), em São Paulo – Capital.  Abordando o tema “O Mundo sob nova direção – Sustentabilidade: um novo contrato da sociedade com o Planeta”, durante quatro dias, mais de mil participantes, renomados especialistas em sustentabilidade do Brasil e do mundo, além de representantes de governos, empresas, ONGs e partidos políticos se reuniram, para pensar o mundo sob a ótica da sustentabilidade. Um dos destaques da conferência é a Mostra de Tecnologias Sustentáveis – evento paralelo que traz soluções já colocadas em prática por empresas ou ONGs, para a promoção do equilíbrio social, econômico e ambiental.

Estruturada com base em  quatro princípios , “Integridade Ecológica”, o segundo deles é o tema maior da Carta da Terra. Sobre ele, a escritora de ciências naturais, Janine Benyus chamou a atenção para a “Crise Mundial”. Para ela não se trata de uma crise tecnológica, mas de relacionamento. “Se a floresta fosse uma universidade, o Brasil teria o melhor capital educacional do mundo. Não precisamos ter uma universidade na floresta, precisamos de uma universidade da floresta. Ela deve ser a nossa escola. Estou dirigindo um carro cuja aderência nos pneus foi inspirada nas rãs. Como a gente agradece a esses organismos por tudo o que eles podem nos ensinar?”, indagou Benyus.

 

OBJETIVOS

No entanto, a carta reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico eqüitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis e tem, como seu primeiro princípio, “Respeitar e Cuidar da Comunidade de Vida”. Sobre o tema, o conselheiro internacional do documento, Oscar Motomura, ressaltou o papel da consciência em todas as esferas. “Temos que pensar na ideia da causa de todas as coisas que queremos melhorar porque isso está na essência do primeiro princípio, além de saber admitir e achar os nossos ‘pontos cegos’, em que áreas somos ignorantes e analfabetos. Existem muitos lideres no mundo analfabetos ecológicos, que quando viram instituições, perdem a essência, e defendem uma causa que talvez tenha problemas”, alerta.

Veja a seguir, a participação de Oscar Motomura na conferência, falando sobre “Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida” – Parte 1

“Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida” – Parte 2

“Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida” – Parte 3

 

Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu sua construção e divulgou-a como a carta dos povos e sua legitimidade é fortalecida pela adesão de mais de cerca de cinco mil organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais. O documento tem movido um crescente número de juristas internacionais a reconhecer sua legitimidade global, conferindo-lhe um status de lei branca (“soft law”). Leis brancas, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos são consideradas como moralmente, mas não juridicamente obrigatórias para os governos de Estado, que aceitam subscrevê-las e adotá-las, e muitas vezes servem de base para o desenvolvimento de uma lei strictu senso (hard law).

Saiba mais, pesquise a respeito!

FONTE: hojeemdia.com.br e youtube.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s