O que tá Rolando!

TIPOGRAFIA  VENCULAR  DO  ANALÓGICO  AO  DIGITAL

“A diversidade da paisagem tipográfica dos centros urbanos nos proporciona uma série de experiências visuais. Nesse universo, encontramos os letreiramentos populares, que resistem ao tempo como uma forma de expressão da cultura material de um povo e da produção espontânea e informal do design – o design vernacular. A instituição de novas leis que visam a redução da poluição visual em algumas capitais do país, bem como a evolução de novas tecnologias de impressão digital, podem colocar em risco a existência por mais alguns anos do ofício do letrista popular. Cada vez mais os letreiros pintados à mão disputam espaço com placas confeccionadas em vinil adesivo recortado ou impressões digitais e perdem sua originalidade.

Por outro lado, a era digital e as novas tecnologias permitiram uma maior aproximação entre o design vernacular e o design oficial. Neste sentido, foi concebida a mostra ‘Tipografia Vernacular: do analógico ao digital’, que registra a diversidade do trabalho de letristas populares, bem como apresenta um recorte da atual produção tipográfica digital brasileira que busca referências neste universo, destacando seus pontos de interseção e diferenças.

A exposição que fica em cartaz no Centro de Design do Recife no período de 08 de julho a 08 de setembro de 2010 é integrada por dois momentos distintos, porém complementares. O primeiro apresenta um painel fotográfico sobre a tipografia vernacular urbana a partir de registros em algumas cidades do país – entre elas, Recife e Rio de Janeiro. O segundo espaço expõe fontes digitais com inspiração neste universo, apresentando a produção de tipógrafos brasileiros – colaboradores do projeto Crimes Tipográficos – de vários estados: PE, RJ, BA, MG e SP.

 Saiba mais, pesquise a respeito!

Fonte: tiposdobrasil.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s