Alunos da Univali estão entre os 12 finalistas do Concurso Masisa

A edição 2010 recebeu projetos de estudantes da Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela. No Brasil, o Concurso conta com patrocínio do IED (Istituto Europeo di Design) e apoio das lojas Placacentro e das principais indústrias de móveis do País.  O evento aconteceu no Museu Universitário da PUCPR, onde os projetos ficaram expostos entre 17 e 24 de outubro, junto à Bienal Brasileira de Design 2010.

O foco tanto na sustentabilidade quanto na viabilidade industrial deu o tom desta edição do concurso no Brasil, que reuniu entre os 12 finalistas projetos que demonstraram maturidade e forte preocupação ambiental. Os projetos escolhidos vêm de cinco diferentes estados brasileiros: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

O estado de Santa Catarina foi representado pelo projeto produzido por Sabrina da Rosa, com co-autoria de Aline Terras e Paloma S. de Miranda, criado durante a disciplina de Desenho Industrial e Comunicação Visual do curso de Arquitetura da Univali. O móvel “Arrumadinho” pensado na conformação da tipologia das casas que está em constante mudança, repercutindo um novo padrão de família, gerando residências menores com poucos moradores.

Móvel Arrumadinho
Móvel Arrumadinho

O ambiente da área de serviço é pouco inovado, sendo que há várias funcionalidades, estas ocupando grande espaço. Um único móvel consegue suprir a necessidade de três móveis tradicionais em um: mesa de passar roupa, varal retrátil e armário para armazenamento de produtos de limpeza.

A proposta do projeto
A proposta do projeto

Os autores dos 12 projetos receberam da companhia a matéria-prima necessária para fabricação de protótipos, em parceria com algumas das principais indústrias de móveis do Brasil.

Outro aluno da Univali classificado entre os 12 finalistas do concurso foi Marcio Fernando de Souza Campos, com o projeto 46×65.

Como observa a aluna Sabrina da Rosa, o concurso é um grande incentivo aos estudantes por possibilitar o contato direto com a indústria moveleira, a entrada do jovem no mercado de trabalho.

Fonte: Sabrina Rosa e site Masisa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s