A Prata da Casa!

Entrevista com Bruno Oro

Dando continuação em apresentar-lhes um pouquinho do sucesso de alguns alunos pós formados pela Instituição, trazemos Bruno Oro formado em Design Industrial, Pós graduado em Criação e Gestão de Moda, fazendo bonito com seu sucesso nacional e INTERNACIONAL!

Confira agora a entrevista feita ao Bruno, Designer de sua própria empresa que atua na cidade de Curitiba/PR e Bostos/USA, bem como professor universitário de Design de Produto na Índia.

 Confira os detalhes dessa exótica conquista!

Nome: Bruno Oro

 Profissão: Designer de Produto

 Cargo exercido: Professor acadêmico na Instituição R. Institute

Instituição: UNIVALI

  

1- Qual a sua Formação acadêmica e em que instituição/instituições foi realizada?

Bruno: Sou bacharel em Design de Produto e Pós graduado em Criaçãoo e Gestão em Moda, ambos pela UNIVALI.

2- Há algum curso extracurricular?

Bruno: Vários, vou ficar horas escrevendo, mas resumindo: Photoshop, autocad, rhinoceros, vray, corel draw e por aí segue.

3- Quais as suas principais áreas de atuação e como surgiu seu interesse por elas?

Bruno: Sou designer de produto, realizei a pós em moda visando focar no comportamento humano e tendências de produtos, já que esta área trabalha muito com esses temas. Tenho interesse em modelagem 3D, processo criativo, ergonomia, gestão em design e muitas outras coisas.  Atualmente sou dono de minha própria empresa com atuação em Curitiba-PR e Boston/USA, bem como trabalho no R. Institute em New Delhi -Índia como professor full time de design de produto. Meu interesse por design de produto surgiu pelos hábitos que eu tinha quando era mais jovem de gostar de montar, desmontar, mudar produtos e por aí vai, nem preciso dizer quantos brinquedos eu quebrei quando era criança com essas experiências!!! (hahahahaha)

Meu interesse por trabalhar na área acadêmica, posso realmente me referir a uma pessoa em especial que me inspirou a chegar nesta área, Bianka Frisoni, que foi minha orientadora de tese de graduação, onde pude realmente adquirir vastos conhecimentos sobre a área acadêmica bem como iniciar meus projetos para lecionar. Biankosa, obrigado!

4- Sente-se realizado com suas escolhas profissionais?

Bruno: Totalmente, não me vejo em outra profissão sem ser design, acredito que é uma profissão desafiadora e diferente das demais, por exemplo, um médico ou um advogado irá iniciar seu serviço consultando livros e demais dados, um designer tem um desafio novo a cada projeto, por mais que pesquise livros terá de trabalhar juntamente com os seus conhecimentos adquiridos, exigências do briefing do cliente e processo criativo, que corre um grande risco de ser interferido pelo fator emocional do designer, ou seja, todo tempo temos de nos desafiar para fazer algo novo e lutar contra nos mesmos em alguns projetos.

5- Exerce alguma outra atividade paralela à esta?

Bruno: Alám de design? Sou músico, mas praticamente “aposentado” por falta de tempo.

6- Conte-nos uma passagem interessante sobre sua jornada profissional.

Bruno: Tenho várias, mas posso dizer que foi muito importante para mim vencer o International Design Awards em 2008, possuir publicações em mídia digital e impressa tanto nacionalmente como internacionalmente, ter meus produtos publicados na vinheta do programa Design for Life do designer Phillipe Stark, e por ae vai, acredito que esse conjunto todo me auxiliou muito a estar onde estou atualmente.

7- Quais são os seus planos para o futuro?

Bruno: Estou realmente pensando em achar carne de vaca em New Delhi, indianos não comem isso e aqui a comida é vegetariana ou com frango, nao aguento mais ver frango na minha frente! Ok, agora vou falar serio sobre profissão…particularmente não pretendo voltar ao Brasil tão cedo, quero aproveitar mais a experiência no exterior trabalhando em outros paises para quem sabe voltar algum tempo depois quando a profissão estiver mais valorizada, e quando designers se unirem e deixarem de achar que podem travar uma batalha individual no dia a dia, com certeza se isso acontecesse hoje em dia teriamos (talvez) muitos privilégios e reconhecimento de nosso trabalho, que muitas vezes é confundido com outras profissões.

8 – Poderia nos falar um pouquinho sobre seu ambiente de trabalho, como  funciona seu método de trabalho  e serviços oferecidos?

Bruno: Lecionar é algo incrível na minha opinião, ao mesmo tempo que você ensina você aprende muito. A empresa que estou atualmente ao meu ver oferece um suporte extremamente grande para os profissionais que nela trabalham, bem como uma valorização, coisa que nao é fácil de achar semelhante no Brasil. Resumidamente as salas de aula são todas preparadas tecnologicamente, possuimos acesso a diversos materiais, viagens com alunos todo semestre para conhecer fabricas ou estudios de design para oferecer a eles conhecimentos diretos sobre o mercado de trabalho, bem como um grupo de funcionarios composto praticamente pelo mundo todo, ou seja, muitas culturas diferentes unidas e um vasto conhecimento a se adquirir com isso tudo.

Confira alguns dos trabalhos de Bruno Oro como designer:

DILUS

YSL FURNITURE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

STUDIO PHOTOS

Para conferir mais trabalhos, produtos e o portifólio em geral acesse:

www.coroflot.com/bruno_oro

Bruno: Enviei algumas fotos de Delhi, infelizmente não posso enviar fotos que contenham meus alunos ou a institução pois preciso de uma permissão para isso, mas segue junto um passeio que fizemos a um parque para estudo de cores e processo criativo.

Segue as imagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao Bruno nosso agradecimento à atenção, e nossos desejos de Boa sorte e muito mais sucesso! Que Orgulho!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s