5 maneiras diferentes de pensar como designer

por Luís Fernando Gutz

Hoje nós trouxemos ideias para se destacar como profissional de design.

Nos inspiramos nas dicas da empresa de Design IDEO, que sugere cinco maneiras de como devemos ao mínimo pensar para nos fortalecer como designers.

São sugestões simples e fáceis de praticar. Só é preciso dedicarmos um pou

co mais do nosso tempo e ter muita vontade para estimular nossos hábitos diários. Afinal de contas, o objetivo é crescer em uma profissão já bastante conhecida e competitiva. Então, vamos lá:

Seja Curioso

Para nosso crescimento, tanto como designers ou empresas, é fundamental a curiosidade para a evolução.A base da iniciação de um projeto é o querer, a vontade de saber o motivo pelo qual se estabelece uma relação entre pessoa e produto, os quais trabalhamos constantemente se dá pelo fato de ter curiosidade, o querer descobrir.

Supor Desafios

Um exemplo disso é o trabalho de um grupo de estudantes da Universidade de Lund, que propôs a IKEA, empresa de produtos domésticos, um desafio de a empresa trocar as soluções de problemas,  permitir que pessoas possam criar produtos diretos através de suas necessidades. Com base nesse desafio, foi criado a IKEA HACKA, um modo de criar cozinhas modulares que se ajustam à necessidade de cada pessoa.

Fonte: Pinterest

Perder-se nos sonhos

Como vivemos em uma sociedade com cultura capitalista, por muitas vezes, não temos tempo de sonhar. Achamos muitas vezes até infantil:, se pergunte quanto é importante para você sonhar? Aposto que sua resposta seja um valor alto, vivemos um tempo de praticidade, tempo curto e corrido, tudo avança em alta velocidade. Acredite: precisamos tirar um tempo para relaxar e mentalizar coisas boas, ideias que guardamos como sonhos, pois são elas que dão início a uma caminhada que poderá nos levar ao sucesso.

 

Mentalidade de Abordagem de Perguntas

Quando pensamos em um projeto de produtos, ideias surgem constantemente e nos levam a problematizar algo. Mas como realmente identificamos um problema? Precisamos nos perguntar antes, como chegamos a eles. A resposta é o fator que nos permite entender melhor, o caminho que nos levou a pensar, repleto de ideias que nos farão encontrar uma oportunidade, e manter um foco. É uma maneira de seguir um raciocínio e deixar a criatividade fluir.

Fonte: google

Colaborar

Colaboração no design é quase sinônimo de multiplicar ideia. Quem nunca disse que duas cabeças pensam melhor que uma? Colaborar é trazer valor ao seu trabalho. Toda mente sofre um desgaste na hora de criar; aí que entra a função de compartilhar: o preenchimento de espaços que uma mente sozinha não consegue suprir, a outra vem como auxilio podendo complementar ou trazer novas ideias. Algo que já foi falado no blog, Design Collab confira clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s